ACTUALIDAD

El brasileño Wilson Lazaretti lanza el libro Manual do Pequeno Animador

O canal CulturAr, projeto da Casa de Cultura Itajaí em parceria com a Casa Hacker, de Campinas, fará um bate-papo e lançamento do livro “Manual do Pequeno Animador”, de Wilson Lazaretti, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube. Os participantes podem fazer perguntas ao vivo para o autor.

O “Manual Do Pequeno Animador” traz questões da arte da animação, mais filosóficas do que propriamente técnicas, que refletem uma metodologia própria construída por Lazaretti, em seu trabalho ao lado de Maurício Squarisi nos 45 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, presente tanto nas dinâmicas de suas oficinas, quanto nos trabalhos autorais de seus dois diretores.

“É um manual sobre parte do que se aprende e sobre parte do que se ensina sobre animação e desenho animado”, comenta Lazaretti, que intercala na obra comentários sobre o nascimento da animação e sua evolução, a linguagem do cinema e algumas questões técnicas sobre o desenho, entre outros tópicos, com narrativas baseadas nas mais de 2500 oficinas de animação que o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas realizou mundo afora, transformadas em fábulas. O livro ganhou a importante contribuição da animadora búlgara Radostina Neykova, que fez as ilustrações.

Durante o mês de fevereiro deste ano, a campanha de financiamento coletivo para o “Manual do Pequeno Animador” funcionou como uma pré-venda do livro. O lançamento oficial seria no Monstra, o Festival de Animação de Lisboa, em Portugal, mas devido à pandemia, o evento foi suspenso, então, por enquanto, as vendas estão concentradas na internet. Está disponível para venda pelo site ncaonline.lojaintegrada.com.br/manual-do-pequeno-animador.

Wilson Lazaretti tem uma longa trajetória na animação. Ao lado do também animador Maurício Squarisi, fundou em 1975, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, entidade que dirige até hoje e foi conquistando um importante lugar no cenário da animação brasileira, produzindo um gênero de animação voltado exclusivamente para a produção independente. As oficinas de animação do Núcleo já foram ministradas para crianças, jovens a adultos em quase todo o território brasileiro, além de Argentina, Portugal, Dinamarca, Suécia, Estados Unidos, entre outros países.

Autodidata, Lazaretti iniciou sua relação com o desenho animado aos 20 anos de idade, dando aulas para crianças no Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas. Fabrica materiais de apoio didático e brinquedos ópticos para o aprendizado das técnicas de animação desde 1999 e também leciona na Universidade Estadual de Campinas, no Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas. Em sua ampla filmografia está o longa-metragem de animação “História Antes de Uma História”, de 2017, finalista no 23º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro (2018) e no 5º Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano (2018), ambos na categoria melhor animação.

(Fuente: campinas.com.br)