“Nuestro objetivo final es nada menos que lograr la integración del cine latinoamericano. Así de simple, y así de desmesurado”.
Gabriel García Márquez
Presidente (1927-2014)

NOTICIA


  • Muestra de Tiradentes dio a conocer la mayor parte del programa del evento

    Muestra de Tiradentes, que tiene como lema central "Cine en acción, cine en reinvención", homenajeará a las actrices, productoras y directoras brasileñas Helena Ignez y Leandra Leal.

    Las homenajeadas serán presentadas en la apertura de la Muestra, el día 20 de enero, en el Cine Tenda, donde se les entregará el galardón oficial del evento, el Trofeo Barroco. La entrega estará seguida de la presentación del documental Divinas Divas, el debut en la dirección de Leandra Leal.

    El homenaje se extenderá con la exhibición de los filmes de la Muestra Homenaje: Nome Próprio (2007), de Murillo Salles, con Leandra; A Mulher de Todos (1969), de Rogério Sganzerla, con Helena; y el corto A Miss e o Dinossauro (2007), dirigido por Helena. También tendrá lugar el debate "Las carreras de Helena Ignez y Leandra Leal", que va reunir a las dos actrices con presencia del público.

    Programación de cortos y largos en competencia

    La mayor parte del programa del evento, que tradicionalmente inicia el calendario de festivales brasileños, ya se dio a conocer. 72 cortometrajes representarán la producción de 11estados del país austral, divididos en diez muestras temáticas: Muestra Foco, Panorama, Homenajes, Plaza, Escena Mineira, Escena Regional, Experimentos, Formación Joven y la Muestrita.

    La Muestra Aurora, dedicada a la exhibición de largometrajes inéditos de realizadores que inician su carrera, cumple diez anos en 2017. Siete filmes serán evaluados por el Jurado de la Crítica y competirán por el Trofeo Barroco y los premios ofrecidos por lo patrocinadores del evento.

    La selección de la Muestra Aurora esta integrado por Baronesa, de Juliana Antunes; Corpo Delito, de Pedro Rocha; Eu não Sou Daqui, de Luiz Felipe Fernandes y Alexandre Baxter; Histórias que nosso Cinema (não) Contava, de Fernanda Pessoa; Sem Raiz, de Renan Rovida; Subybaya, de Leo Pyrata; y Um Filme de Cinema, de Thiago B. Mendonça.

    Los talleres gratuitos que se ofrecen al público asistente, incluyen diez áreas temáticas, dedicadas a públicos de diferentes edades e intereses.

    Para el público adulto se ofrecerán los talleres Asistencia de dirección con Marcelo Caetano; "Dirección de actores para cine", con Ricardo Alves Jr.; "Gif Lumiére - Muestra Tiradentes 20 años", con Henrique Kopke; "Nociones básicas de montaje y edición", con Daniel Brandi do Couto; "Realización de cortos digitales", con Luiz Carlos Lacerda; y "Banda sonora aplicada", com Márcio Brant y Felipe Fantoni.

    Para el público infantojuvenil pode se ofrecerán los talleres "Animanídeos - Stop motion", con Henrique Kopke; "Cine, artes plásticas y medio ambiente", con Daniella Penna; "Pinhole: fotografía sin cámara", con Bette Bullara; y "Por detrás de la cámara", com Anna Rosaura y Bete Bullara.

    Para mayor información sobre la 20º Muestra de Cinema de Tiradentes acceda al sitio oficial del evento.

    Mostra Tiradentes recebe inscrições para oficinas gratuitas de sua 20ª edição

    Em 2017, a Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 20 a 28 de janeiro, comemora duas décadas de realização. Até o dia 5 de janeiro estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas, tradicionalmente oferecidas ao público do evento. Serão dez modalidades, voltadas para públicos de diferentes idades e interesses, com uma oferta total de 240 vagas.

    Para o público adulto, serão oferecidas as oficinas de "Assistência de direção", com Marcelo Caetano; "Direção de atuação para cinema", com Ricardo Alves Jr.; "Gif Lumiére - Mostra Tiradentes 20 anos", com Henrique Kopke; "Noções básicas de montagem e edição", com Daniel Brandi do Couto; "Realização em curta digital", com Luiz Carlos Lacerda; e "Trilha sonora aplicada", com Márcio Brant e Felipe Fantoni. Já o público infanto juvenil pode se inscrever nas oficinas "Animanídeos - Stop motion", com Henrique Kopke; "Cinema, artes plásticas e meio ambiente", com Daniella Penna; "Pinhole: fotografia sem câmera", com Bette Bullara; e "Por trás da câmera", com Anna Rosaura e Bete Bullara. Confira os detalhes sobre cada oficina aqui.

    Os interessados devem preencher um formulário de inscrição, no site da Mostra Tiradentes. É permitida apenas uma inscrição por pessoa. Serão disponibilizadas 70 inscrições para cada oficina e dentre estas, a comissão organizadora do evento fará a seleção dos interessados de acordo com o número máximo de vagas de cada oficina e de acordo com os critérios por ela definidos. Clique aqui para ler o regulamento das oficinas.

    Homenagem à Leandra Leal e Helena Ignez

    Para o evento deste ano, que terá como temática central "Cinema em reação, cinema em reinvenção", foram escolhidas como homenageadas as atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal.

    As homenagens serão prestadas na abertura da Mostra, no dia 20 de janeiro (sexta), no Cine Tenda, com a entrega do Troféu Barroco, oficial do evento. Na sequência, acontece a exibição do documentário Divinas Divas, estréia de Leandra Leal na direção. O tributo se estende no fim de semana, com a exibição dos filmes da Mostra Homenagem: Nome Próprio (2007), de Murillo Salles, com Leandra; A Mulher de Todos (1969), de Rogério Sganzerla, com Helena; e o curta A Miss e o Dinossauro (2007), dirigido por Helena.  Também no fim de semana, ocorre o debate “O percurso de Helena Ignez e Leandra Leal”, que vai reunir as duas no centro de um bate-papo com a plateia.

    Programação de curtas e longas em competição

    Grande parte da programação do evento, que tradicionalmente abre o calendário de festivais nacionais, já foi divulgada. Entre os curtas-metragens, são 72 títulos, representando a produção de 11 estados brasileiros, divididos em dez mostras temáticas: Mostra Foco, Panorama, Homenagem, Praça, Cena Mineira, Cena Regional, Experimentos, Formação, Jovem e Mostrinha. Clique aqui para conhecer a programação de curtas.

    Já a Mostra Aurora, dedicada à exibição de longas-metragens inéditos de realizadores em início de carreira, completa dez anos em 2017. Sete filmes serão avaliados pelo Júri da Crítica e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios oferecidos pelos parceiros do evento. Foram selecionados “Baronesa”, de Juliana Antunes; “Corpo Delito”, de Pedro Rocha; “Eu não Sou Daqui”, de Luiz Felipe Fernandes e Alexandre Baxter; “Histórias que nosso Cinema (não) Contava”, de Fernanda Pessoa; “Sem Raiz”, de Renan Rovida; “Subybaya”, de Leo Pyrata; e “Um Filme de Cinema”, de Thiago B. Mendonça.

    Para mais informações sobre a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, acesse o site oficial.

    Resumen por: Fidel Jesús Quirós (de texto original en portugués)

    (Fuente: IMCINE)


BUSQUEDA DE TEXTOS









RECIBA NUESTRO BOLETIN

APOYO DE
COLABORACION
Copyright © 2024 Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano. Todos los derechos reservados.
©Bootstrap, Copyright 2013 Twitter, Inc under the Apache 2.0 license.