NOTICIA



  • Cinemateca Brasileira pide socorro desesperado
    Por Tiago Resende


    “Cinemateca Brasileira pede socorro” é o título da petição divulgada no passado dia 15 de maio por profissionais da Cinemateca, que guarda o maior acervo audiovisual da América do Sul. O espaço que preserva o acervo da história do cinema brasileiro enfrenta situação limite. A petição de apoio à Cinemateca Brasileira foi lançada na plataforma Avaaz, e conta com mais de 6700 assinaturas até ao momento.

    O apelo desesperado denuncia uma grave falta de organização, de recursos financeiros e de políticas públicas para o setor do cinema, que desde meados de maio não recebeu ainda nenhuma parte do orçamento anual, cujo montante é da ordem de 12 milhões de reais.

    O manifesto refere ainda que é instável e uma “situação esquizofrênica” o facto de a atual Secretaria Especial da Cultura, responsável pela Cinemateca, ter os seus vínculos administrativos divididos entre os Ministérios da Cidadania e do Turismo.

    “Após sofrer uma intervenção do Ministério da Cultura em 2013, que destituiu sua diretoria e retirou-lhe a autonomia operacional, vem enfrentando um processo contínuo de enfraquecimento institucional que culmina na atual ameaça de total paralisia.”, lê-se no manifesto.

    Fundada em 1946, a Cinemateca Brasileira corre o risco de falência, colocando em risco todos os técnicos que lá trabalham, assim como todo o acervo se deteriorará de modo irreversível, “cuja preservação requer cuidados permanentes de técnicos especializados e manutenção de estritos parâmetros de conservação em baixa temperatura e humidade relativa.”

    “Em fevereiro deste ano, as instalações da Cinemateca na Vila Leopoldina (São Paulo), que abrigavam parte do acervo, foram atingidas por uma enchente. Novamente a Secretaria do Audiovisual se absteve de suas responsabilidades, não esclareceu eventuais perdas, nem adotou medidas para proteger as coleções em perigo. Se a indiferença com o futuro do patrimônio audiovisual brasileiro persistir, as consequências serão ainda mais graves. (…) Nesse caso, quando chegar o socorro de Brasília, as imagens do nosso passado terão se tornado espectros de nossa falência como nação.”, lê-se no manifesto.

    Entre os signatários da petição, que continua a recolher assinaturas, estão Lygia Fagundes Telles e Ismail Xavier, ambos ex-presidentes do Conselho da Cinemateca; Carlos Augusto Calil, ex-diretor da instituição; os cineastas Walter Salles e Ugo Giorgetti; vários professores do CTR – Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da Universidade de São Paulo; a ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema; a ABC – Associação Brasileira de Cinematografia; a Cinemateca do Chile; a Cinemateca Francesa (pelo presidente Costa-Gravas); o Instituto Lumière (pelo diretor Thierry Fremaux); a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema; Tiago Batista, diretor do centro de conservação; Sérgio Dias Branco, professor e investigador de cinema.

    Esta quarta-feira (20 de maio) foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro que a atriz Regina Duarte iria abandonar o cargo de secretária especial da Cultura, passando assumir a direcção da Cinemateca Brasileira. O que deixa o setor do cinema e do audiovisual bastante inseguro dado que durante os dois meses do seu mandato com a pasta da cultura nada fez para resolver a situação da Cinemateca.

    Ler e assinar petição em defesa da Cinemateca Brasileira aqui.


    (Fuente: cinema7arte.com)


Copyright © 2024 Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano. Todos los derechos reservados.
©Bootstrap, Copyright 2013 Twitter, Inc under the Apache 2.0 license.