NOTICIA



  • El largometraje Sertânia, del maestro Geraldo Sarno, se exhibe en festivales online

    "Incansavelmente inventivo e ambicioso, Sertânia é o testamento de um autor para sua obra. Um cinema nordestino idealizado é revirado pelas tripas, expondo sua carne aos abutres até o último minuto de tela. Tipo de filme para ser descoberto. Tal vez não hoje, mas quando o cinema nacional tiver real interesse pela sua própria história" *

    O Papo de Cinema tem o prazer de divulgar, em primeiríssima mão, as obras selecionadas ao 4º Festival ECRÃ de Experimentações Audiovisuais, importante espaço de reflexão sobre as múltiplas expressões audiovisuais. Neste ano, por conta da pandemia do Covid-19, o evento carioca precisará acontecer de forma totalmente online, de 20 a 30 de agosto. Ao todo serão mais de 100 títulos disponibilizados, entre filmes, instalações e performances com acesso completamente gratuito. Entre essas ofertas, destaques nacionais e internacionais, incluindo exemplares exibidos em festivais importantes como Cannes, Berlim e Roterdã, além dos expostos com proeminência em diversos museus mundo afora. Ademais, haverá debates, palestras e conversas por meio de Lives nas redes sociais do evento.

    Uma das mais importantes atividades paralelas será o debate promovido pela Associação de Profissionais de Edição Audiovisual, EDT, sobre montagem no cinema experimental. Mas também se destacam nesse sentido a palestra com o realizador e curador Humberto Giancristofaro e o bate-papo com o cineasta argentino Raul Perrone.  O 4° Festival ECRÃ é realizado pela 5D Magic e Assuna Produções, e conta com os apoios da ABRACCINE, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema; da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ); do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio (DAD); e da  Ribas: Foto e Vídeo. A programação completa, incluindo as atividades paralelas, você pode conferir diretamente no site do evento: http://www.festivalecra.com.br.

    O 9º Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba, que ocorre entre os dias 7 e 15 de outubro, anunciou os filmes selecionados para as mostras Olhares Brasil e Mirada Paranaense. Este ano, o evento ocorre em formato online, devido às restrições sanitárias. No entanto, segundo os organizadores, as atividades serão mantidas:

    A seleção inclui alguns dos filmes que mais agradaram a redação do Papo de Cinema este ano, como o magnífico Sertânia (2020), de Geraldo Sarno, que revisita o cangaço com as ferramentas do cinema contemporâneo.

    * Fragmento de critica de João Pedro Faro en  Multiplotcinema.com.br

    (Fuente: Festivalecra.com, Papodecinema.com.br, Multiplotcinema.com.br)


Copyright © 2024 Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano. Todos los derechos reservados.
©Bootstrap, Copyright 2013 Twitter, Inc under the Apache 2.0 license.