NOTICIA



  • Cine Kurumin - festival de cine indígena tiene edición online y gratuita en 2020

    Cine Kurumin - festival de cinema indígena tem edição online e gratuita em 2020

    O tradicional e singular festival de cinema indígena Cine Kurumim realiza mais uma edição de 20 de setembro a 20 de outubro. Pela primeira vez em sua história, o evento será totalmente online, para preservar a saúde e o bem estar indígena. "Epidemias ou a pandemia como a que estamos vivendo atingem de maneira muito particular os povos indígenas. O histórico de contato e colonização é também de contágio. Incontáveis aldeias indígenas foram dizimadas por doenças trazidos pelos bran- cos ao longo dos séculos”, explica Thaís Brito, diretora geral e curadora do Cine Kurumim.

    Toda a programação ficará disponível para o público de forma gratuita por uma plataforma nas redes sociais e no site oficial do projeto. Para Thaís Brito, os filmes ensinam muita coisa sobe esse período em que vivemos. “A experiência coletiva da sala do cinema passa a ser em casa, mas manteremos os espaços de debate. O momento nos impõe, acredito, a necessidade da escuta e aprendizado com os povos indígenas, que superaram muitos e muitos cenários como esse ao longo do tempo. O que o cinema indígena nos ensina sobre resistência diante de um cenário de catástrofe como o que vivemos. São questões que a curadoria tenta alcançar”, disse. A edição virtual do festival possibilitará o alcance de um público ainda maior e mais amplo do que já é o do Cine Kurumin.

    Os filmes selecionados abordam questões que refletem o nosso cenário atual como a pandemia, a defesa dos territórios indígenas, questões de gênero, mulheres, LGBTI, e outros.

    Guiados por trilhas de programação ou explorando por conta própria a seleção de filmes e mostras, o público poderá adentrar e conhecer a produção contemporânea de cinema indígena brasileiro e internacional.

    O festival conta com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) e Governo de Pernambuco.

    A programação do festival se divide nas mostras Abya Yala – Cinema Indígena na América Latina, a Mostra de Clipes Indígenas Porahei, além da Mostra Oficial, com exibição de produções indígenas contemporâneas de diferentes países. O público vai poder experimentar seis diferentes trilhas de programação - a cada semana, um dos programas será destacado, com debates e comentários sobre os filmes. A Mostra oficial é compostas por 26 longas e curtas nacionais e internacionais filmes.

    Festival apresentará primeira edição online
    Uma grande novidade dessa edição é a Aldeia Lab, um laboratório de troca de experiências, projetos e ideias propostos por realizadores audiovisuais indígenas. Neste espaço virtual, o Cine Kurumin abre-se também para outras linguagens como fotografia, mídia de guerrilha, etc. A proposta é criar um ambiente de interação criativa em que realizadores com projetos em desenvolvimento receberão consultoria do Vídeo nas Aldeias, escola de cinema para povos indígenas com vasta e premiada produção. O período de inscrição e seleção para a Aldeia_Lab acontecerá durante o festival.
    Site - https://cinekurumin.com.br
    Facebook - https://www.facebook.com/cine.kurumin/ Instagram - https://www.instagram.com/cinekurumin/
    Serviço
    Cine Kurumim - festival de cinema indígena
    20 de setembro a 20 de outubro de 2020
    Disponível na plataforma Vimeo - http://bit.ly/cinekurumin2020


    (Fuente: folhape.com.br)


Copyright © 2024 Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano. Todos los derechos reservados.
©Bootstrap, Copyright 2013 Twitter, Inc under the Apache 2.0 license.