CINEASTA

  • Pedro Asbeg
    (Brasil, 1980)



    Director, productor y editor. Graduado de cine de la Westminster University (Londres). En 1997 fundó Raça Filmes, donde ha producido más de 30 cortos. Se ha destacado como editor de importantes documentales y series de TV en canales como ESPN, Al Jazeera y HBO.


    Pedro Asbeg nasceu em Londres e morou dos 2 aos 18 anos no Rio de Janeiro.

    De lá, foi morar em Londres, onde se formou em cinema pela University of Westminster em 1999 e passou a ter a culinária como um hobby.

    Em 1997, fundou a Raça Filmes, em sociedade com Felipe Nepomuceno. Ao longo de 10 anos, dirigiu, produziu e editou mais de 30 documentários de curta-metragem, além de outros trabalhos para cinema, televisão e teatro. Entre os principais trabalhos deste período estão "Unido Vencerás", "Dogão Calabresa" e "O deus da raça".

    Em 2007 começou a trabalhar como montador e diretor freelancer. Foi nesse ano também que a Pura Culinária, bufê de gastronomia contemporânea do qual foi sócio, iniciou suas atividades.

    Em 2010, começou a rodar Democracia em preto e branco, documentário que trata da primeira metade da década de 80, rico período que viu o nascimento do rock brasileiro, do movimento das "diretas já" e  da democracia corinthiana.

    Em 2011 montou os documentários de longa-metragem "Vou rifar meu coração", de Ana Rieper e "Carta para o futuro", de Renato Martins. O primeiro estreou no festival de Brasília e o segundo no Festival do Rio.

    No mesmo ano, "Mentiras Sinceras", seu primeiro longa-metragem como diretor, estreou no mostra competitiva do Festival do Rio, na Première Brasil.

    Em 2014, Democracia em preto e branco estreou no festival de documentários É Tudo Verdade e recebeu do júri a Menção Honrosa. Desde então, já participou de mais de uma dezena de festivais no Brasil e no exterior.

    Atualmente, finaliza "Geraldinos", filme que registra os 10 últimos jogos disputados no Maracanã antes da extinção da mitológica Geral.

    Referencias en el Portal:

    Democracia em preto e branco (Democracia en blanco y negro), 2013, Dirección
    América armada, 2018, Dirección


Copyright © 2024 Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano. Todos los derechos reservados.
©Bootstrap, Copyright 2013 Twitter, Inc under the Apache 2.0 license.