“Nuestro objetivo final es nada menos que lograr la integración del cine latinoamericano. Así de simple, y así de desmesurado”.
Gabriel García Márquez
Presidente (1927-2014)

CINEASTA
  • Rosana Urbes
    (Brasil)



    Animadora, ilustradora e storyboard artist, Rosana Urbes fez do desenho a sua vida. Os rabiscos iniciados na infância deixaram de ser apenas uma brincadeira de criança e se tornaram a sua arte. O talento esmiuçado no papel deu início a uma carreira premiada e reconhecida dentro e fora do país.

    O filme Guida, dirigido por ela, conquistou cinco prêmios no Anima Mundi 2014, o segundo maior festival de animação do planeta. E Rosana, com isso, consagrou-se como a primeira animadora brasileira a vencer a mostra competitiva do festival.

    A produção é toda desenhada à mão, com mais de 8 mil desenhos em aquarelas e traços delicados desenvolvidos no período de três anos. O filme fala sobre o amor em todas as suas instâncias através da história de uma bibliotecária de terceira idade que decide mudar de vida e começa a trabalhar como modelo vivo em uma escola de artes. A produção é uma homenagem delicada às artes, às mulheres, ao tempo e à beleza que é o viver.

    Guida conquistou o Prêmio Canal Brasil e também o de Melhor Curta Brasileiro pelo voto do público na edição do Rio de Janeiro. Já em São Paulo, cenário da história, Guida levou os prêmios de Melhor Curta Brasileiro, Prêmio BNDES e Melhor Curta na votação popular. Os cinco troféus renderam o posto de filme mais premiado dos 22 anos do Anima Mundi.

    A primeira animação da artista também conquistou o prêmio de Melhor Curta-metragem de Animação no 6º Festival de Corto Metrajes Imagenes Sociales, na Argentina, na categoria Melhor Curta de Animação da América Latina. Além disso, venceu o Prêmio TV Cultura no “25º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo”. Ganhou o “NAFF - Festival de Animação de Neum”, na Bósnia, como Melhor Filme (voto do público) e levou o prêmio de Melhor Curta de Animação no Oaxaca Film Fest, no México. “Guida” foi exibido na Coréia do Sul (SICAF) e teve temporadas nas Américas e na Europa.

    Rosana traz em sua carreira a experiência de 8 anos trabalhados no exterior, sendo 6 deles nos Estúdio Disney, em filmes como “Mulan”, “Tarzan” e “Lilo & Stitch”. De volta ao Brasil, a artista criou a produtora RR Animação de Filmes e passou a desenvolver diversos projetos internacionais de animação, mantendo, em paralelo, seu trabalho com ilustração de livros como “O Mágico de Oz”, “Zero the Hero”, “Tombaloo”, “Jane and The Goldfish”. Ela também atua como instrutora em oficinas de ilustração, animação 2D e modelo vivo.




    Referencias en el Portal:

    Guida, 2014, Dirección
    No aparecen referencias.
BUSQUEDA DE CINEASTAS




APOYO DE
COLABORACION
Copyright © 2024 Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano. Todos los derechos reservados.
©Bootstrap, Copyright 2013 Twitter, Inc under the Apache 2.0 license.